Blefaroplastia
Saiba mais sobre a cirurgia de Rejuvenescimento Palpebral
O que é?
A blefaroplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Mundo e consiste na retirada do excesso de pele e bolsas de gordura das pálpebras superiores e inferiores, com o objetivo de rejuvenescimento facial.
É uma cirurgia de pequeno porte, considerada segura, mas que deve ser realizada seguindo uma série de critérios e medidas rigorosas para garantir a simetria adequada e fechamento ocular completo, uma vez que a principal função das pálpebras é proteger os nossos olhos.
Indicações
A blefaroplastia não possui uma idade ideal para ser realizada, e sim indicação correta. O excesso de pele e proeminência das bolsas de gordura não dependem somente do processo de envelhecimento facial, e muitas vezes ficam evidentes em pacientes ainda jovens, por tendências até mesmo genéticas. Assim, esse procedimento pode ser indicado para:
Excesso de pele nas pálpebras superiores;
Excesso de pele nas pálpebras inferiores;
Bolsas salientes nas pálpebras superior e inferior.
Tipos
Blefaroplastia superior
Consiste na retirada controlada do excesso de pele e bolsas de gordura das pálpebras superiores. A incisão (corte) é realizada ao longo das linhas ou dobras naturais da pálpebra, de forma a ficar o mais escondida possível, podendo se estender lateralmente quando há muito excesso nessa região. Ela pode ser feita juntamente com a blefaroplastia inferior e com outras técnicas, quando há indicação.
Blefaroplastia inferior
Consiste na retirada controlada do excesso de pele e bolsas de gordura das pálpebras inferiores. Pode ser feita com ou sem cortes na pele, por meio de técnica transconjuntival. Nesta técnica também podemos associar o reposicionamento estratégico das bolsas de gordura, para dar maior ou menor volume em áreas determinadas.
Blefaroplastia Estruturada
Nesta técnica além da retirada do excesso de pele e bolsas do gordura, técnicas cirúrgicas adicionais podem ser associadas, de forma a obtermos melhores resultados estéticos e funcionais, quando há indicação. Algumas destas técnicas associadas são: cantopexia, correção de ptose palpebral, lifting cirúrgico do supercílio, etc.
Blefaroplastia a Laser
A blefaroplastia a laser é a cirurgia que promove a retirada de pele e bolsas de gordura em excesso das pálpebras superiores e/ou inferiores usando o Laser de CO2. É uma das técnicas mais realizadas ultimamente e dentre os seus muitos benefícios podemos citar:
-Tempo de cirurgia menor;
-Recuperação pós-operatória mais rápida (com menos edema e roxos após a cirurgia tradicional);
-Possibilidade de associar o Laser também na pele remanescente das pálpebras, da face completa, pescoço e colo.
Blefaroplastia Asiática
A blefaroplastia asiática é uma cirurgia que trata o excesso de pele, bolsas de gordura e flacidez muscular das pálpebras através de técnicas adequadas que respeitam os traços típicos e desejos do paciente. Além disso, alguns pacientes podem apresentar a dobra palpebral (o sulco) pouco aparente, ou até mesmo inexistente. Havendo o desejo de projetar este sulco palpebral, outras técnicas cirúrgicas podem ser adicionadas de forma natural e respeitando os limites e condições individuais de cada paciente.
Saiba mais
Local das Cirurgias: Como forma de segurança, todas as cirurgias realizadas pela Dra são feitas em centro cirúrgico autorizado.
Anestesia: a grande parte das blefaroplastias são realizadas com anestesia local (aplicada sobre as pálpebras) associada a sedação, feita por médico(a) anestesiologista. No entanto, sendo necessário, também pode ser realizada com anestesia geral, para alguns pacientes.
Tempo de Cirurgia: a duração deste procedimento cirúrgico vai variar conforme as técnicas que serão associadas. Podendo durar de 40 minutos a 04 horas.
A marcação cirúrgica: antes de iniciar a cirurgia, a Dra Júlia realiza a marcação delicada de toda a pálpebra, usando equipamentos específicos. Esse momento é crucial e pode ser realizado com o(a) paciente sentado e/ou deitado.
A cirurgia em si: após a infiltração de anestésico local em toda a pálpebra, será realizada a incisão o corte da pele em toda a região demarcada e será feito a retirada do excesso de pele e bolsas de gordura com ou sem o Laser de CO2. Outras técnicas e pontos podem ser associados após esta fase, conforme indicação médica. Finalizado o procedimento, pontos são dados sobre as pálpebras superiores e inferiores (quando há retirada de pele inferiormente). Esses pontos são delicados e podem ser adicionados curativos diretamente sobre os pontos, e/ou gaze sobre a região palpebral.
Os pontos e a cicatriz
Os pontos podem ser retirados dentro de 07-14 dias, geralmente, e a depender das técnicas associadas e fio usado durante a cirurgia. Após a retirada dos pontos, diversos cuidados devem ser mantidos na região, de forma a obtermos a melhor cicatrização possível. Além disso, uma série de condições sistêmicas devem estar controladas, pois interferem neste processo da cicatrização, como diabetes, hiperglicemia, alterações da coagulação, etc. O tabagismo também deve ser suspendido, idealmente, pois interfere diretamente no resultado final.
Ao final do primeiro mês, começaremos a notar o aspecto da cicatriz, mas apenas a partir de 04-06 meses realmente percebemos seu aspecto final, podendo até mesmo demorar um ano em alguns pacientes. Logo, paciência e cuidados contínuos com a saúde em geral e com a cicatriz são essenciais para obtermos uma cicatriz discreta e imperceptível.
Blefaroplastia x Ptose Palpebral
A cirurgia de blefaroplastia corrige o excesso de pele das pálpebras superiores e/ou inferiores, já a correção da ptose palpebral tem como objetivo aumentar a abertura ocular nos casos de queda da pálpebra superior. São, portanto, cirurgias DISTINTAS, mas que podem ser associadas, quando necessário.